Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quinta-feira, junho 30, 2005

Deputados e Bolseiros

Nas notícias de hoje vem descrita uma decisão do governo que vai ser aprovada pelo PS, PCP e Bloco de Esquerda, talvez há muito esperada por todos. Vão acabar com os privilégios dos titulares de cargos políticos. Comentário à parte, PSD e CDS-PP mantiveram até agora silêncio…Ora, isto implicará a não acumulação de cargos, de vencimentos com reformas, assim como a alteração dos regimes de subsídios que são dados aos deputados após alguns anos no parlamento. Sinceramente, não tenho pena deles… ainda menos quando penso na maioria dos reformados portugueses. E não acumular reformas com vencimentos não implica estar a trabalhar para aquecer. Se não se querem reformar para continuar a trabalhar em funções (que podem ser consideradas!) desgastantes, força. E aí recebem o seu salário! Conclusão: depois de 100 dias de governo, aí temos uma medida sobre excessos…
Outro caso, com algumas “semelhanças” é o dos bolseiros… Ora vejamos: a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é uma instituição ligada ao governo que fornece financiamento a projectos científicos e bolsas individuais para obtenção de graus de Mestre ou Doutor, assim como bolsas de Pós-Doutoramento e de Técnico de Investigação. Justiça seja feita, a maior parte da investigação portuguesa, que pelos vistos está bastante bem conceituada no estrangeiro, é financiada pela FCT. Nos anos passados, os bolseiros da FCT podiam ter trabalhos em “part-time”, se estes não ocupassem mais de 4 horas semanais/ ano, em média. Ora, 4 horas por semana, por si só, não iriam causar qualquer transtorno em termos de dedicação à investigação. E digo isto com conhecimento de causa, porque já estive nessa situação durante 3 anos e cumpri as datas e apresentei o meu doutoramento em 4 anos. Mas este ano tudo mudou de figura… A partir de agora, bolseiro da FCT que queira dedicar 4 horas da sua semana a outra actividade que não seja aquela da sua bolsa não recebe o montante estipulado na bolsa por inteiro. Isto porque a FCT se vai dignar a subtrair aquilo que o bolseiro ganha extra ao montante total da bolsa, pagando-lhe menos. Dando um exemplo: se uma bolsa é de 1400 Euros e o bolseiro tem uma actividade extra que lhe aufere 400 Euros por mês, passa a receber, no final do mês 1400 Euros (1000 dados pela FCT e os 400 dados pelo tal extra)! Conclusão: não foram precisos 100 dias de governo PS para tomar esta medida… Pois esta medida já estava tomada pelo Dr. Santana Lopes em Agosto de 2004. Mas só começou a ser divulgada em Maio!!!
Mais acrescento que bolseiro e deputado não têm as mesmas regalias sociais… porque bolseiro que é bolseiro, desconta para a Segurança Social por um sistema de voluntariado (o mesmo dos Bombeiro Voluntários) e não tem direito a sistema de saúde. Enquanto que deputado… nem vale a pena descrever…

quarta-feira, junho 29, 2005

When I look at the world!





(...)"The songs are in your eyes

I see them when you smile"(...)

__________________________________u2______

"You’re packing a suitcase for a place

None of us has been

A place that has to be believed

To be seen

You could have flown away

A singing bird

In an open cage

Who will only fly

Only fly for freedom

Walk on

Walk on

What you got

You can’t deny it

Can’t sell it or buy it

Walk on

Walk on

You stay safe tonight"

________________u2___________-

Falando de mim...

Depois de ter o sol a brilhar em mim, caiu uma carga de água extenuante, mas refrescante, que me deixou de rastos. Complicado isto, não é?
Mas estou feliz! De rastos, mas feliz! Porque, pela primeira vez na vida, vejo um futuro à frente do nariz! E isto aos 30 anos é um bocado de mais!!!

sábado, junho 25, 2005

A nossa Europa!


Não consegui evitar copiar um desenho, de "O Album de António", que vi no site do semanário Expresso (http://semanal.expresso.clix.pt/capa/default.asp).
Exemplificativo de tudo!
Um daqueles casos em que uma imagem vale mais que mil palavras!!

quinta-feira, junho 16, 2005

Alquimia e Física

Quando ainda andava no liceu, tinha um livrinho de bolso de um filósofo grego, sobre o qual éramos obrigados a fazer uns trabalhos e a estudar para os testes finais. Ao que nós chamávamos uma grande seca…
Há uns 3 anos levei o mesmo livrinho para uma estadia na Alemanha e recomecei a ler. Parecia estranhamente um escritor da actualidade, onde todos os assuntos pareciam actuais.
E hoje, ao ler um livro sobre Toxicogenómica (um lindo nome!) encontrei mais umas coisitas engraçadas.
Começando pelo Filósofo de seu nome completo Auroleus Phillipus Theostratus Bombastus von Hohenheim, imortalizado com o nome Paracelsus… Este senhor dissertou sobre venenos, suas causas e efeitos.
Ora começou por dizer que apenas a dose determina que uma substância é um veneno. E continuando, que todas as substâncias são venenos; não há nenhuma substância que não o seja. A dose certa diferencia um veneno e o seu remédio. Ora aqui está a chamada relação “dose-resposta”!


_____________________________________________

Até sempre, camarada!

E nunca tinha visto tal mar de gente, empunhando bandeiras vermelhas que, desfraldadas ao vento, iam dizendo adeus ao Homem seguiu o seu sonho até ao fim com coerência e honestidade.
Em sua homenagem aqui deixo umas estrofes deste hino.

A Internacional

(...)
Bem unidos façamos,
Nesta luta final!
Uma terra sem amos
A Internacional!

Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperemos de nenhum!
Sejamos nós quem conquistemos
A Terra-Mãe livre e comum!
Para não ter protestos vãos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós diz respeito!
(...)

segunda-feira, junho 13, 2005

Até amanhã, camarada...


E foi às 10h desta manhã que levei um choque tremendo... já estava à espera de uma notícias destas a qualquer instante mas, mais uma vez, apanhou-me de surpresa...
Aquele personagem enigmático que me acompanhou desde a infância, com as suas magnânimes sobrancelhas, o seu sorriso secreto e muito afável… O grisalho do cabelo… são recordações que nunca mais perderei.
Álvaro Barreirinhas Cunhal, morreu hoje aos 91 anos.
E ainda ontem, no jornal Público, logo na 2ª página, vinha uma descrição das negociações da entrada de Portugal na CEE, e da difícil negociação da parte das pescas. O responsável por essas negociações, ministro de Mário Soares, sempre que não sabia como mais argumentar a favor de Portugal, recorria ao Dr. Álvaro Cunhal… Palavras dele… São pormenores de maior importância que são esquecidos por uns e apagados por outros… Mas em mim, ninguém o apaga…

Aqui deixo um dos seus desenhos, um dos meus favoritos, e com o qual cresci...



------------------------------------------------------

Eugénio de Andrade

E, como uma má notícia nunca vem só, Eugénio de Andrade seguiu Álvaro…
Aqui fica um dos seus magníficos poemas.

TENHO O NOME DE UMA FLOR

Tenho o nome de uma flor

quando me chamas.

Quando me tocas,

nem eu sei

se sou água, rapariga,

ou algum pomar que atravessei.

in «As Mãos e os Frutos», 1948



quinta-feira, junho 09, 2005

Rescaldo de um país (dito) à beira mar plantado!

“Nós por cá” é um daqueles programas televisivos (da SIC) que nos deixam de boca aberta, mostrando a estupidez que vai neste país…
Para além de buracos, construções inimagináveis, pinturas de estrada maradas, etc, muito vai neste país que, se alguém o quisesse vender, duvido que aparecesse comprador.
Ora vejamos… O país está a arder de norte a sul, mas o importante (como diz uma amiga minha) é o novo treinador do Benfica… Os meios aéreos para combate aos incêndios só chegam a 1 de Julho. Sim, porque o fogo está à espera e nos outros anos (está provado) os fogos só têm tido início lá para meados de Agosto… Este ano, por acaso, já se ouve falar deles desde Janeiro. Mas isso, claro, são outras histórias…
Mais coisas… O IVA vai para os 21%... Estava tudo tão barato, neste nosso Portugal, por isso toca a subir os preços… Mas também, pelos vistos, o pessoal anda todo a receber 2 salários… Ou melhor, uma reforma + um salário. Por isso dá para tudo. Para além disso, temos ainda um Presidente de uma Ilha que chama a uns quaisquer patos-bravos, e em directo, “filhos da puta”!
E não, não vou proclamar mais desgraças… Pois assim andam as vidas por este país, à beira mar plantado!

segunda-feira, junho 06, 2005

"É que Narcísio acha feio o que não é espelho ..."

Em situações de conflito somos tentados a empurrar as culpas para o outro lado. Talvez o nosso lado narcisista não nos deixe ver, por vezes, as culpas no cartório que também temos.
É fácil criticar os outros, porque isto, ou porque aquilo… O pior é quando caímos no mesmo erro… Na teia da aranha que tanto criticámos.
E a pior das teias é a falta de respeito. Uma das críticas mais ferozes e mais imperiais que há é a da falta de respeito. Falta de respeito para com o nosso colega, nosso amigo, ou apenas nosso conhecido… ou mesmo desconhecido. E quando a teia já foi montada anteriormente e a aranha criticada, por uma dita falta de respeito, não poderá ser nunca desmanchada ou desmontada se, quem caiu nela, arma uma teia idêntica.
-
"É que Narcísio acha feio o que não é espelho...!
Caetano Veloso