Alquimia e Física
Quando ainda andava no liceu, tinha um livrinho de bolso de um filósofo grego, sobre o qual éramos obrigados a fazer uns trabalhos e a estudar para os testes finais. Ao que nós chamávamos uma grande seca…
Há uns 3 anos levei o mesmo livrinho para uma estadia na Alemanha e recomecei a ler. Parecia estranhamente um escritor da actualidade, onde todos os assuntos pareciam actuais.
E hoje, ao ler um livro sobre Toxicogenómica (um lindo nome!) encontrei mais umas coisitas engraçadas.
Começando pelo Filósofo de seu nome completo Auroleus Phillipus Theostratus Bombastus von Hohenheim, imortalizado com o nome Paracelsus… Este senhor dissertou sobre venenos, suas causas e efeitos.
Ora começou por dizer que apenas a dose determina que uma substância é um veneno. E continuando, que todas as substâncias são venenos; não há nenhuma substância que não o seja. A dose certa diferencia um veneno e o seu remédio. Ora aqui está a chamada relação “dose-resposta”!
_____________________________________________
Até sempre, camarada!
E nunca tinha visto tal mar de gente, empunhando bandeiras vermelhas que, desfraldadas ao vento, iam dizendo adeus ao Homem seguiu o seu sonho até ao fim com coerência e honestidade.
Em sua homenagem aqui deixo umas estrofes deste hino.
A Internacional
(...)
Bem unidos façamos,
Nesta luta final!
Uma terra sem amos
A Internacional!
Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperemos de nenhum!
Sejamos nós quem conquistemos
A Terra-Mãe livre e comum!
Para não ter protestos vãos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós diz respeito!
(...)
1 Comments:
Dosis sola facit venenum
Enviar um comentário
<< Home