Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

sexta-feira, setembro 30, 2005

Plan to cancel poor nations' debts OK'd

The Washington Times, Sep 25 2005

A deal to erase billions of dollars of debt for poor countries cleared an important hurdle yesterday, winning the endorsement of the International Monetary Fund's steering committee. Gordon Brown, Britain's chancellor of the exchequer and chairman of the IMF's policy-setting panel, announced the breakthrough. Negotiators had reached agreement on "all elements" of the debt-cancellation proposals, he said, and the IMF's 24-member executive board will meet soon to formally approve the plan. "We worked very hard over the last few days, as well as over the last few months, to try to bring people to agreement on the proposals," Mr. Brown said at a press conference late yesterday.The agreement would forgive an estimated $40 billion in debt for at least 18 poor countries -- most of them in Africa -- owed to the IMF, the World Bank and the African Development Bank.
(see more in http://www.one.org/NewsOnTheIssues.aspx )

Oliver Buston, European director for Debt AIDS Trade Africa (DATA), a debt-relief group started by Irish rock star Bono, hailed the fresh commitment from the G-8 countries.

terça-feira, setembro 27, 2005

Miguel Torga homenageado em Salamanca

Com as tecnologias actuais conseguimos ter notícias do mundo, do nosso país, quando não estamos lá!
E é bom, não ficar à parte de tudo o que acontece na nossa terra!
Por isso, diariamente vou aos endereços da Internet ler os jornais nacionais. E foi no diário Público que encontrei uma notícia que me deixou muito contente.
Miguel Torga (Adolfo Rocha) vai ser homenageado em Salamanca, no mês de Outubro!
Este é um escritor que me marcou desde miúda. Não só pelo facto de viver em Coimbra, mas porque durante a escola tive oportunidade de ler algumas das suas obras. Nunca mais vou esquecer os “Bichos”, onde os animais agiam e sentiam como os humanos (ou seriam humanos que se vestiam de animais?), “Os contos da Montanhas”, com histórias da vida rural…
Mais me lembro que alguns destes livros vinham com as páginas coladas (não separadas), na parte superior da folha. Cuidadosamente, e utilizando uma faca de abrir cartas, lá cortava as folhas para depois começar a ler e a imaginar todos aqueles personagens magníficos.
Por isso, se nunca leram estes livros dos anos 40, aproveitem e leiam! De certeza que vão gostar!

domingo, setembro 25, 2005

Um belo domingo para passear em Antuérpia!

Hoje, já a manhã ia a meio, resolvi ir dar uma voltinha por Antuérpia e tirar umas fotos que não tirei há uns dias atrás, e ver mais umas partes interessantes da cidade. Para variar, numa das voltinhas desses dias, as pilhas da máquina fotográfica fizeram greve!!
Mas hoje, bem recarregadas, testemunharam comigo a beleza desta cidade.
Desci desde o “meu” bairro judaico até a um grande parque verde para apreciar a natureza e refastelar-me a ler um livro. Ao dar a voltinha ao longo do lago deparei-me com uma agitação muito grande ao fundo de uma das ruas. Fui ver o que se passava e lá dei conta que tudo não passava de um mercado ao ar livre, tipo feira! Calçado, roupa, velharias, vegetais, guloseimas, o cheirinho dos Wafles belgas (ou de Lille, ainda não percebi muito bem), gente a apregoar em belga (holandês ou como lhe queiram chamar, mas por cá diz-se que eles falam Dutch!!!)… Lá fui eu, ora então, ver a parafrenália que por ali ia! Quando dei por mim já estava novamente na rua da lojas (altamente consumista!!!) e que vai dar ao centro histórico da cidade!
E lá fui eu em direcção ao rio… passando por vários pontos-chave da cidade!
Depois na volta, parei numa das praças para almoçar, ao som de um coro de pessoas de idade que já ontem tinham estado, no mesmo sítio, a cantar.
Já de barriga cheia, sentei-me num banquinho na praça a ler o belo de um livro e a ouvir uma banda Jazz, que entretanto substituiu o coro!!!
Sol, boa música, um bom livro… lá fiquei uma horita!!! Depois mais umas voltas e regressei a casa!

Todas as cidades têm lendas associadas e esta não fica atrás! Tudo anda à volta de uma lenda de um tal gigante Antigoon que vivia num castelo, ao pé do rio. Um certo dia o sobrinho de Júlio César, um tal de Silvius Bravo, decidiu castigar o gigante, aplicando-lhe o mesmo castigo que ele aplicava aos mestres dos navios que não lhe pagavam por navegarem no rio. Ora toma lá, cortou-lhe a mão direita e atirou-a ao rio Scheldt! Depois ponho uma foto da estátua para vocês veram!


quarta-feira, setembro 21, 2005

Durante esta e a próxima semana vou estar...

Pois é! Esta semana e a próxima vou estar na Bélgica, em Antuérpia!
O que venho cá fazer... ora muito bem... aprender umas coisas novas de genómica, genética, RNA, DNA...
Daqui a uns dias pode ser que vos possa presentiar com algumas fotos de Antuérpia! Por enquanto vou ficando só pelo laboratório e pelo bairro onde vivo. Um bairro maioritaramente de Judeus e Muçulmanos.
Já está prevista uma visita à cidade guiada pela Dorien!
Então até um dia destes!

quinta-feira, setembro 15, 2005

Notícia da Manhã!

Ora hoje, logo pela manhã, ouvi no rádio a caminho da universidade, ouvi mais uma notícia que coloca Portugal num determinado ranking, e logo em 1º lugar. À 1º vista seria um bom sinal, mas depois de ouvir a notícia... Pois era sobre o local mais poluído da Europa... encontra-se no meio da capital Lisboa e chama-se Avª da Liberdade! É verdade!
Claro que alguma medida teria de ser tomada e claro que foi! Foi decidido, em conjunto com a Quercus, que a Avª da Liberdade irá ser limpa 2 vezes por dia: uma durante a noite e outra durante a hora de almoço. Isto mesmo estando o país em estado de seca... Pois não podemos esquecer que isto é uma medida urgente!
Vão ser feitas análises às escorrências da lavagem que, segundo consta, vão ser direccionadas para o esgoto e posteriormente irão sofrer tratamento como águas residuais.
Pelo que tenho lido nesta área, as escorrências provenientes de estradas e auto-estradas são perfeitas bombas de complexos químicos. O efeito ao nível das águas subterrâneas (lençóis freáticos) e a sua provável contaminação têm sido estudados e os resultados não são muito benéficos, bem pelo contrário. Apresentam elevada toxicidade quer quando presentes nas águas, quer quando se depositam em solos…
Esperemos que eles estejam alertados para estes factos!!!

terça-feira, setembro 06, 2005

A desumanidade dos humanos, em tom de desabafo

Temos sido assolados frequentemente pelas imagens impressionantes de New Orleans, de todos os problemas de falta de água, alimentos, roupa para crianças, e muito, muito mais…
Nunca imaginei que um país como os Estados Unidos da América pudessem passar por tal situação de desumanidade. Só após 5 dias foram vistos os primeiros auxílios, as primeiras ajudas. Ao início todos nos questionávamos do porquê de esta gente toda não fugir, não abandonar a futura desgraça e procurar um porto de abrigo seguro. Depois, começaram os testemunhos que nos demonstravam a pobreza tão escondida, não aquela do canto da rua, poisada no chão, à espera de uma moeda vinda de cima. Mas a pobreza de contar os tostões e de quem, a uma semana do final do mês, tem uns meros 5 dólares no bolso. Já dizia um senhor com alguma idade, referindo-se aos trocos que tinha no bolso, que não dava nem para chegar a meio da auto-estrada… Eles não podiam sair, fugir, alcançar algum descanso para a passagem desse furacão de nome Katrina…
E agora só lhes resta… água, um bem essencial… mas não há bela sem se não… que neste caso se tornou maléfica…lixo, putrefacção, nojo…
Chegam agora os sons de auxílio de país de nos surpreenderam pelas suas oposições ideológicas políticas, religiosas ou mesmo económicas. São os casos de Cuba, Afeganistão, Venezuela ou México… entre outros.

Outras imagens de histórias desumanas, agora do nosso país, são as dos maus tratos…
Hoje, mais uma criança morreu vítima de maus-tratos. As crianças já são indefesas perante um adulto, mais ainda quando são portadoras de deficiências físicas e/ou mentais que ainda os fragilizam mais…
Faltam as palavras, caiem as lágrimas… a quem não consegue chegar às razões pelas quais alguém comete tão barbaria acção. Quanto mais cometidas por pais, familiares, avós… como é possível…
Inacreditável!
Como são capazes de fazer mal a quem saiu de dentro delas… de os abandonar… ou lembrando também outros casos “inversos”… como é capaz um/a filho/a abandonar quem lhe deu a vida? Maltratar quem tentou dar-lhe tudo, mesmo quando nada tinha…
Se não é desumano, o que é?