Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, setembro 06, 2005

A desumanidade dos humanos, em tom de desabafo

Temos sido assolados frequentemente pelas imagens impressionantes de New Orleans, de todos os problemas de falta de água, alimentos, roupa para crianças, e muito, muito mais…
Nunca imaginei que um país como os Estados Unidos da América pudessem passar por tal situação de desumanidade. Só após 5 dias foram vistos os primeiros auxílios, as primeiras ajudas. Ao início todos nos questionávamos do porquê de esta gente toda não fugir, não abandonar a futura desgraça e procurar um porto de abrigo seguro. Depois, começaram os testemunhos que nos demonstravam a pobreza tão escondida, não aquela do canto da rua, poisada no chão, à espera de uma moeda vinda de cima. Mas a pobreza de contar os tostões e de quem, a uma semana do final do mês, tem uns meros 5 dólares no bolso. Já dizia um senhor com alguma idade, referindo-se aos trocos que tinha no bolso, que não dava nem para chegar a meio da auto-estrada… Eles não podiam sair, fugir, alcançar algum descanso para a passagem desse furacão de nome Katrina…
E agora só lhes resta… água, um bem essencial… mas não há bela sem se não… que neste caso se tornou maléfica…lixo, putrefacção, nojo…
Chegam agora os sons de auxílio de país de nos surpreenderam pelas suas oposições ideológicas políticas, religiosas ou mesmo económicas. São os casos de Cuba, Afeganistão, Venezuela ou México… entre outros.

Outras imagens de histórias desumanas, agora do nosso país, são as dos maus tratos…
Hoje, mais uma criança morreu vítima de maus-tratos. As crianças já são indefesas perante um adulto, mais ainda quando são portadoras de deficiências físicas e/ou mentais que ainda os fragilizam mais…
Faltam as palavras, caiem as lágrimas… a quem não consegue chegar às razões pelas quais alguém comete tão barbaria acção. Quanto mais cometidas por pais, familiares, avós… como é possível…
Inacreditável!
Como são capazes de fazer mal a quem saiu de dentro delas… de os abandonar… ou lembrando também outros casos “inversos”… como é capaz um/a filho/a abandonar quem lhe deu a vida? Maltratar quem tentou dar-lhe tudo, mesmo quando nada tinha…
Se não é desumano, o que é?