Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, julho 26, 2005

Solidariedade



Por vezes gostaria de participar em certas campanhas de solidariedade, mas assombra-me sempre o facto de ter conhecimento de alguns exemplos que não resultaram muito bem. Por exemplo, campanhas de recolha de alimentos, das quais também já contribui, e que é contactado que depois ficam a apodrecer e a passar do prazo em armazéns…
A minha última acção destas, embora simbólica, foi aderir à pulseira do Gil. Para quem não sabe, serve para ajudar uma instituição que acolhe e ajuda crianças que têm que permanecer durante algum tempo internadas, assim como apoio domiciliário a crianças que têm o seu internamento em casa (
http://www.fundacaodogil.pt). Tem como cara de cartaz Margarida Pinto Correia e chama-se Fundação do Gil. Embora estas pulseiras também sejam uma questão de modas, comprei a pulseirinha do Gil (cor da moda, cor de laranja) que apenas custa 1,5 Euro, sabendo que 65% deste valor vai para a fundação, ficando o restante para os encargos do fabrico da pulseira.
Também andei a “investigar”outras entidades que me tinham chamado a atenção… como o caso da pobreza e da SIDA em África. Existem também algumas instituições, como por exemplo a “Pobreza Zero” (
http://www.pobrezazero.org/), ou ainda a “The One Campaign” (http://www.one.org/) que passa na nossa televisão. Neste último caso (e confesso que influenciada pelo Bono dos U2…) fui ver a página web e subscrevi uma carta direccionada a alguns senadores americanos para que fizessem alguma pressão de modo a liberar mais alguns milhões de dólares para esta causa. Passadas umas semanas recebi um mail dizendo que um dos senadores “pressionados” tinha conseguido disponibilizar a verba… Se isto acaba com o problema da pobreza e da SIDA em África… não, mas se todos contribuirmos talvez amenize a situação e um dia tudo termine bem. Ainda temos o direito de sonhar, assim como essas crianças a quem não resta muito mais, a curto prazo, do que sonhar!
A utopia da resolução destes problemas…