Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quinta-feira, setembro 15, 2005

Notícia da Manhã!

Ora hoje, logo pela manhã, ouvi no rádio a caminho da universidade, ouvi mais uma notícia que coloca Portugal num determinado ranking, e logo em 1º lugar. À 1º vista seria um bom sinal, mas depois de ouvir a notícia... Pois era sobre o local mais poluído da Europa... encontra-se no meio da capital Lisboa e chama-se Avª da Liberdade! É verdade!
Claro que alguma medida teria de ser tomada e claro que foi! Foi decidido, em conjunto com a Quercus, que a Avª da Liberdade irá ser limpa 2 vezes por dia: uma durante a noite e outra durante a hora de almoço. Isto mesmo estando o país em estado de seca... Pois não podemos esquecer que isto é uma medida urgente!
Vão ser feitas análises às escorrências da lavagem que, segundo consta, vão ser direccionadas para o esgoto e posteriormente irão sofrer tratamento como águas residuais.
Pelo que tenho lido nesta área, as escorrências provenientes de estradas e auto-estradas são perfeitas bombas de complexos químicos. O efeito ao nível das águas subterrâneas (lençóis freáticos) e a sua provável contaminação têm sido estudados e os resultados não são muito benéficos, bem pelo contrário. Apresentam elevada toxicidade quer quando presentes nas águas, quer quando se depositam em solos…
Esperemos que eles estejam alertados para estes factos!!!