Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

domingo, setembro 25, 2005

Um belo domingo para passear em Antuérpia!

Hoje, já a manhã ia a meio, resolvi ir dar uma voltinha por Antuérpia e tirar umas fotos que não tirei há uns dias atrás, e ver mais umas partes interessantes da cidade. Para variar, numa das voltinhas desses dias, as pilhas da máquina fotográfica fizeram greve!!
Mas hoje, bem recarregadas, testemunharam comigo a beleza desta cidade.
Desci desde o “meu” bairro judaico até a um grande parque verde para apreciar a natureza e refastelar-me a ler um livro. Ao dar a voltinha ao longo do lago deparei-me com uma agitação muito grande ao fundo de uma das ruas. Fui ver o que se passava e lá dei conta que tudo não passava de um mercado ao ar livre, tipo feira! Calçado, roupa, velharias, vegetais, guloseimas, o cheirinho dos Wafles belgas (ou de Lille, ainda não percebi muito bem), gente a apregoar em belga (holandês ou como lhe queiram chamar, mas por cá diz-se que eles falam Dutch!!!)… Lá fui eu, ora então, ver a parafrenália que por ali ia! Quando dei por mim já estava novamente na rua da lojas (altamente consumista!!!) e que vai dar ao centro histórico da cidade!
E lá fui eu em direcção ao rio… passando por vários pontos-chave da cidade!
Depois na volta, parei numa das praças para almoçar, ao som de um coro de pessoas de idade que já ontem tinham estado, no mesmo sítio, a cantar.
Já de barriga cheia, sentei-me num banquinho na praça a ler o belo de um livro e a ouvir uma banda Jazz, que entretanto substituiu o coro!!!
Sol, boa música, um bom livro… lá fiquei uma horita!!! Depois mais umas voltas e regressei a casa!

Todas as cidades têm lendas associadas e esta não fica atrás! Tudo anda à volta de uma lenda de um tal gigante Antigoon que vivia num castelo, ao pé do rio. Um certo dia o sobrinho de Júlio César, um tal de Silvius Bravo, decidiu castigar o gigante, aplicando-lhe o mesmo castigo que ele aplicava aos mestres dos navios que não lhe pagavam por navegarem no rio. Ora toma lá, cortou-lhe a mão direita e atirou-a ao rio Scheldt! Depois ponho uma foto da estátua para vocês veram!


1 Comments:

At 4:18 da tarde, Blogger Surya said...

Aproveita bem isso tudo, Susanita, tira fotos e volta depressa!! Beijinhos
Inês

 

Enviar um comentário

<< Home