Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quarta-feira, agosto 31, 2005

LPN ganha prémio internacional de tecnologia ambiental

"A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) ganhou um prémio internacional de tecnologia ambiental com o programa Castro Verde Sustentável, que visa preservar o ecossistema típico daquela região numa zona de protecção especial com 1700 hectares.
O "Global 100 Eco-Tech Awards" visa premiar cem tecnologias que contribuem significativamente para a resolução de problemas ambientais globais e para a criação de um futuro sustentável e foi criado no âmbito da Exposição Universal de 2005, que decorre até dia 25 de Setembro, em Aichi, no Japão.
O Programa Castro Verde Sustentável desenvolve-se há 13 anos em cinco herdades que a Liga possui na Zona de Protecção Especial para as Aves (ZPE) de Castro Verde, com um total de cerca de 1.700 hectares.
A iniciativa visa promover a conservação do ecossistema pseudo-estepário da ZPE de Castro Verde, integrando as vertentes da gestão agrícola e do património, da educação ambiental, do ecoturismo, da investigação científica e da conservação da Natureza.A entrega dos prémios vai ter lugar amanhã em Nagoya, Japão.

A LPN será representada pelo seu presidente, Eugénio Sequeira, e pela coordenadora do Programa Castro Verde Sustentável, Rita Alcazar."
In Público 31 de Agosto de 2005

terça-feira, agosto 30, 2005

A recorrência de certos acontecimentos

Nos dias de hoje temos grandes modas, grandes acontecimentos e grandes repetições de acontecimentos. Mas claro que estas recorrências, aparentemente, não são mais do que meras coincidências… ou então seria bastante estranho…
Ora temos os números trágicos de acidentes aéreos que durante este mês não deixaram de aumentar, tornando-se o mês mais negro da aviação mundial. Desde acidentes com companhias aéreas muito conceituadas, até às menos utilizadas, de países mais industrializados a menos, todos sofreram de igual modo estes desaires.
Recorrência, foi também o que ontem se passou em Paris… No fim-de-semana, as notícias davam conta de um incêndio num prédio da capital francesa. Vários mortos, entre os quais muitas crianças africanas ou com ascendência africana. Por falar em ascendência africana, continuamos a ouvir os cidadãos deste mundo a dizer que são de “raça” africana… ainda não chegou, a certos pontos do globo, a boa nova de que não existem raças… mas adiante, voltando às recorrências… Mostraram as condições deploráveis nas quais habitavam muitas famílias, condições que originaram, provavelmente, um curto-circuito e, posteriormente, o incêndio.
Qual o meu espanto quando, hoje, e mais uma vez, vejo mais uma recorrência… outro incêndio num prédio parisiense, ocupado por famílias africanas, provocou sete mortos e três feridos graves.
Será mesmo recorrência, coincidência, ou obra do destino?!

quinta-feira, agosto 25, 2005

Somos notícia na CNN... não pelas melhores razões...


Portugal, e em particular Coimbra, é notícia na estação de televisão (e internet), mas não pelas melhores razões...
Ver em "Fires under control in Portugal"

terça-feira, agosto 23, 2005

O Mistério Australiano!

Não consigo não partilhar este mistério convosco…
Dizemos muitas vezes que, na nossa televisão, aparecem notícias espantosas, mas nenhuma se assemelha à que ouvi, agora mesmo, na estação de televisão CNN!
Ora aqui vai. Neste momento há um mistério por resolver numa cidade da Austrália. Este mistério consiste no facto de existirem galinhas congeladas que estão a cair dos céus e a chocar contra os telhados das casas…
Uma possível justificação dada por aqueles que tentam decifrar este mistério é a seguinte: nesta cidade Australiana, perto do local onde andam a cair galinhas depenadas (sem cabeça!) e congeladas, existe uma lixeira onde, possivelmente, corvos ou outro tipo de aves de maior porte, possam estar a ir buscar estas galinhas. Depois de levantarem voo, com elas no bico, e devido ao seu peso, deixam cair as suas preciosas presas!!!
Claro que nada está comprovado, mas … criem o CSI-Austrália!!!
Se o outro senhor ainda estivesse vivo, diria: “E esta, heim?”

segunda-feira, agosto 22, 2005

Dantesco- uma palavra que está na moda por tanto se aplicar a este país


Coimbra sempre foi descrita como a cidade dos estudantes, cidade mística, uma cidade envolta numa capa negra, com cores vivas a passar pelo rio Mondego, de um lado para o outro da cidade… Esta descrição, que poderia ser utilizada numa das alturas festivas da cidade, a Queima das Fitas, pode ser hoje utilizada para descrever a calamidade que pode ser vista no dia de hoje em Coimbra.
Hoje de madrugada Coimbra foi atacada pelo fogo, tendo sido devastado um dos pulmões da cidade, Vale de Canas, seguindo-se algumas zonas habitacionais.
Arderam muitos hectares de floresta, carros, habitações, tudo o que o fogo encontrava engolia fugazmente. Mais uma vez havia falta de meios de combate, não pela não existência deles mas por estarem todos ocupados no combate a vários incêndios nesta zona. Lousã, Miranda do Corvo, Vila nova de Poiares, Ceira… até chegar a Coimbra.
A cidade está coberta por um manto de fumo, à espera de um raio de sol, que teima em não ser visto.

segunda-feira, agosto 15, 2005

O imperdível que perdi!


Ontem, perdi o imperdível!
Depois da PopMart Tour, que não perdi em 97 e da qual guardo e recordo os arrepios daquela noite magnífica, fiquei desconsolada de não repetir a experiência no Alvalade XXI.
Toda a energia, toda a esperança, toda a disponibilidade e sustentabilidade de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. encheram certamente o coração de todos os que assistiram. O meu foi preenchido a 200Km de distância, lendo o livro “Bono on Bono” de Michka Assayas, onde Paul Hewson revela, não as suas sentidas experiências em África, mas abre a todos a esperança de podermos fazer algo para minimizar a fome em África, a SIDA, a malária, a dívida…
Por tudo isto, um bem haja aos 4 mais recentes da Ordem da Liberdade!

terça-feira, agosto 09, 2005

Um dos porquês desta desalmada fogueira que se transformou Portugal!

Pois devem pensar que a nossa vegetação original estava cá por acaso... Mas não. A nossa vegetação original, com carvalhos, sobreiros, azinheiras, etc, é essencial para manter um nível de humidade nos solos que, no verão, vão ajudar na manutenção das "florestas" e no combate natural aos fogos. Agora com todas estas alterações na vegetação não há humidade nos solos e os fogos estão como querem! É fácil comprovar quando uma árvore cai, não porque o fogo a tomou na parte aérea, mas porque a apanhou através de um fogo no subsolo!

quinta-feira, agosto 04, 2005

Um tempo sombrio
Com o peito apertado
A espera desconcertante
O toque esperado que não chega

A aurora sombria desanuvia
Numa manhã tardia
A boa nova bate nos corações
Tão apertados, miudinhos
Mas, que nem assim encheram de vigor

O ardor continua, segundo a segundo
Hora a hora,
Dia a dia
Até tudo terminar,
Até tudo terminar em bem.