Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

sexta-feira, abril 01, 2005

Após 25 anos de pontificado...

Ontem, à noite, todas as televisões pararam de dar a normal programação para darem notícias sobre o estado de saúde de Karol Woityla. Chamando-o assim pelo seu nome próprio torna-o um comum mortal, o que na realidade é, mas para além disso, é alguém com muita importância na sociedade actual. Sendo católicos ou não, é algo que teremos de admitir… o Papa tem uma grande influência sobre a sociedade Internacional. E neste momento, e com as notícias actualizadas, o Papa sofreu uma paragem cardíaca e já há quem anuncie que ele está em estado de coma.
Custava-me a compreender porque não tinha renunciado o Papa até agora, dado estar com uma doença que o impedia de, na minha opinião, cumprir tudo a que se tinha proposto. Claro que todos à sua volta e ele próprio se achava capaz de continuar a exercer funções, mesmo estando a sofrer, mesmo depois de uma traqueotomia que o deixou bastante fragilizado. Mas depois percebi as suas razões… Para uma pessoa como o Papa, também chamado de Santo Padre, poderá ser considerado como o mortal mais próximo de Jesus Cristo. E, como tal, se Jesus sofreu na cruz até ao fim, ele também teria de seguir esse caminho, sofrendo até ao fim nesta sua derradeira cruz.
É difícil aceitar ou compreender uma atitude destas, vendo um velho homem a sofrer, a arrastar a voz ou mesmo impossibilitado de benzer os seus fieis… mas pelo menos teremos de a respeitar.