Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quinta-feira, maio 31, 2007

Onde passei a semana passada...Porto, a cidade invicta!



Onde passei a semana passada...






...a vista do quarto bem cedinho, pelas 7h da manhã!!

...durante o pôr do sol...


...e durante a manhã, a tarde e, por vezes, à noite!!

PS- um obrigada especial à minha prima Filipa, pelo logo espectacular!!





quarta-feira, maio 16, 2007

DARWIN no PUBLICO online


Hoje ao ler o PUBLICO online chamou-me a atenção um texto sobre cartas que Darwin tinha escrito desde os 12 anos e que serão colocadas numa base de dados da Universidade de Cambridge. Os estudos de Darwin sempre me fascinaram e actualmente até estou a ler "O bico do tentilhão – uma história da evolução no nosso tempo" de Jonathan Weiner, que fala sobre o casal Grant que, nos finais dos anos 90, estudam a evolução de passariformes nas ilhas Galápagos e em especial na ilha Daphne Major. Ainda não cheguei a meio, mas está a tornar-se uma leitura muito interessante!!
Mas voltando ao PUBLICO online, que trazia o texto sobre as cartas de Darwin:

"Cinco mil cartas
Correspondência de Darwin desde os 12 anos colocada na Web

16.05.2007 - 14h38 PUBLICO.PT
A Universidade de Cambridge vai colocar cinco mil cartas de Charles Darwin numa base de dados na Web. Trata-se de correspondência que o autor da teoria da evolução humana escreveu desde os 12 anos, que promete revelar muito sobre o seu trabalho e sobre a sua pessoa."Só lavo os pés uma vez por mês na escola, o que confesso que é mau, mas não posso evitar porque não temos como fazê-lo". Este é apenas um dos testemunhos, neste caso de uma carta de Darwin para a sua irmã Caroline, que, segundo os investigadores, se preocupava muito com a higiene pessoal do homem que criou a teoria da evolução humana. Ao todo, são cinco mil cartas que entram agora na base de dados do Darwin Correspondance Project.Darwin trocava correspondência com mais de duas mil pessoas, revelou à BBC online Alison Pearn, responsável pelo projecto."Acho que o mais espantoso é o lado humano que se revela. São cartas onde as revelações científicas e de natureza pessoal sobre a vida e a família se cruzam", diz a especialista. O Darwin Correspondance Project existe desde 1974 e já publicou 15 volumes de cartas e livros. Agora, o desafio está em disponibilizar online essa base de dados.Desta vez, Cambridge investiu nas cartas. Já estão disponíveis online, para investigação, 50 mil textos e 45 mil imagens."



Mas será possível que ele não escreveu uma outra carta (no meio das tais 5 mil!!) que falasse de algo um pouco mais interessante do que a sua higiene pessoal, nomeadamente, sobre quantas vezes lavava os pés?
Isto há cada jornalismo!!

segunda-feira, maio 14, 2007

LIVROS BIOLOGICANDO

A 6ª edição do ciclo Biologia na Noite trouxe a Aveiro o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, a Directora da Agência Ciência Viva, Rosália Vargas, e o Director do Instituto Gulbenkian de Ciência, António Coutinho. Juntamente com o Director do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Amadeu Soares e o jornalista do Expresso, Alberto Vasconcelos, proporcionaram uma agradável conversa durante o serão da passada 3ª feira.
Nesta sessão foram também divulgados 2 novos livros com grande qualidade, da Editora Afrontamento.
Biologias na Noite colige uma série de textos produzidos durante os 5 anos de Biologia(s) na Noite, e onde se podem ler textos de muita qualidade científica e literária de ilustres convidados como Mia Couto, António Coutinho, Jorge Paiva, José Alho, Jorge Ferrão, Carlos Almaça, António Amorim, Vítor Madeira, António Correia, Carlos Fiolhais e Arsélio Pato de Carvalho. Prefácio de Rosália Vargas e nota introdutória de Amadeu Soares. Uma colecção de textos a adquirir!



Aves nidificantes do Campus da Universidade de Aveiro dá a conhecer a biodiversidade de aves existente no Campus da Universidade de Aveiro. Com fotografias de excelente qualidade e desenhos da autora Milena Matos, é um livro a comprar!

terça-feira, maio 01, 2007

Tetrapak no Ecoponto Amarelo

Ora pois!
A partir de agora todas as embalagens de Tetrapak (ex. pacotes de leite, sumos, etc) devem ir para o Ecoponto AMARELO!
Já saiu na revista Pro-Teste e também é acção habitual em quase todos os países da UE.
Por isso, a partir de agora... toca a pôr no ecoponto amarelo!