Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

domingo, outubro 16, 2005

Mais catástrofes naturais...

Passaram-se uns 10 meses sobre o terrível Tsunami na Ásia. Morreram pessoas de vários países, turistas, gente nativa, e uma corrente de solidariedade correu mundo, inclusive Portugal. Lembro-me, como se fosse hoje, que os canais televisivos passavam a toda a hora imagens, vídeos dos próprios que fugiam das ondas, que mergulhavam nos escombros, que sobreviveram às intempéries… e números de contas bancárias da AMI, UNICEF, entre outras, onde poderíamos ajudar com donativos. Decidida ajudar, fiz algumas transferências bancárias e no final fiquei contente por se ter juntado tanto dinheiro, que iria ajudar na reconstrução dos locais afectados.
Actualmente as notícias dão conta de perto de 53 mil mortos no Paquistão, Afeganistão (e zonas adjacentes) devido a uma catástrofe tão natural como um Tsunami, mas com um nome não tão pomposo… Um Sismo… ou neste caso, vários, que ocorreram há uma semana atrás. Podemos estar perante uma catástrofe que chegará mesmo aos 80 mil mortos. Os telejornais gastam uns meros 3 minutos com esta notícia, as imagens, dias e dias, são as mesmas, e contas bancárias, nem vê-las… Não valerá a pena tentar ajudar estes povos da mesma maneira que ajudámos há um ano?
Será que neste caso estaremos perante dois tipos de habitantes do planeta terra, os de primeira e os de segunda? Ou poderemos nós aplicar aquela expressão bem portuguesa e dizer que: Uns são filhos de Deus e os outros? Serão filhos da p…?