Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, julho 25, 2006

Os Amigos e os Blogs

Quase todos os dias passo pelo Blog de gente amiga que tenho. Passo por poucos, porque ao longo da vida vamos filtrando, filtrando, tendo desilusões e ilusões, perdendo e ganhando amigos, ficando na incerteza em alguns casos. Mesmo nos que atenuei (porque acho que nunca perdi um verdadeiro amigo), pelas mais estranhas ou apenas esquecidas razões, continuo a ir lá ver, porque, ao fim e ao cabo, provavelmente ainda me sinto amiga dele/a, tendo a sensação que por vezes o inverso não acontece…Sinto por vezes esquecimento, mas isso são outras festas!
Gosto de fazer ligações entre blogs e gostei especialmente de uma surpresa que tive, uma noite sozinha num quarto de hotel em Bruxelas (que linda frase de filme!!). Recebi um comentário ao meu Blog em tempo real de um blog que nunca tinha visto. Trata-se de um blog de alguém em Lisboa, apelidada de Eva Shanti e que provavelmente não se vai importar que eu o divulgue (http://tudosobreeva.blogspot.com/). Foi engraçado ao longo dos meses irmos trocando mensagens, quando nunca nos vimos, nunca nos conhecemos… Engraçado. E interessante o blog, muito ao estilo “O Sexo e a Cidade”!!
Bom, mas o que me levou a escrever este texto foi o facto de ter ficado com vontade de vos dizer que gosto de saber de vocês e, se isso acontece, é porque quero saber, porque me interesso por como vão, pelas novidades, pelos vossos estados de espírito. Fiquei a conhecer melhor algumas pessoas, pelo que tenho lido delas e espero que vocês também.
Por vezes questiono-me porque não há novidades num tal blog (e.g. http://postulante.blogspot.com/)*, quando sei que há tanto para contar. Será que mudou de endereço, ou apenas não tem tido vontade ou vagar? Gostava de ler o que outros escreviam quando estavam fora e, agora, apenas desligaram a corrente, sem mais nem quê…
Outros pouco escrevem… mas alguns desses eu descobri porquê… Porque escrevem também noutros blogs partilhados. E o que encontrei hoje e me fez escrever tudo isto, foi algo que eu encontrei de alguém que tem intervalos temporais de escrita grandes…
Uma das coisas que escreveu faz muito sentido na minha vida… E embora estivesse transcrito em inglês, eu sou mais adepta do português…
Ora aqui vai…

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?

- Espera um minuto - respondeu Sócrates - Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo".

- Filtro Triplo?

- Sim - continuou Sócrates - Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que me vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.

E continuou:

- O primeiro filtro é a VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?

- Não - disse o homem - o que acontece é que eu ouvi dizer que...

- Então - diz Sócrates - não sabes se é verdade.

- Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?

- Não, muito pelo contrário...

- Então - continuou Sócrates - Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.

- O último filtro é UTILIDADE...

- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?

- Não, acho que não...

- Bem - concluiu Sócrates - se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?




*publicitei, porque também o publicito todos os dias no meu Blog…

2 Comments:

At 7:55 da tarde, Blogger Eva Shanti said...

Querida Choupal,

Isto da blogosfera é mesmo engraçado. Não fazia ideia do impacto que teve um simples comentário.

Claro que adorei aquela do "sozinha num quarto de hotel em Bruxelas"! Tão hollywood ou, quiça, cinema europeu (independente, de preferência)!

E não me importo nada com a divulgação. Aliás, é uma honra.

Quanto ao sábio Sócrates (o filósofo), devíamos todos filtrar mais aquilo que nos dizem, aquilo que vemos e aquilo que lemos.

Bjs grandes

 
At 7:04 da tarde, Blogger Surya said...

Ah!!!!!! O triplo filtro!! O mundo está demasiado cheio, cada vez é mais difícil saber o que de facto é bom e vale a pena... quer seja nas palavras, nas acções, nas atitudes... às vezes são coisas simples, que já estão escritas há séculos que nos mostram as verdades!!!! Beijinhos!

 

Enviar um comentário

<< Home