Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, março 08, 2005

Hoje é o dia Internacional da Mulher!

Tenho um duplo e contraditório sentimento em relação à existência deste dia… Por um lado, é um dia que enaltece as Mulheres, demonstrando o importante papel e funções na actual sociedade, e fazendo lembrar que ainda, em várias partes do Mundo, há Mulheres que são sujeitas a crimes bárbaros e várias mutilações. Por outro lado, associo estes dias internacionais ou nacionais a algo que está em extinção… Já sei que provavelmente há várias Mulheres que, ao lerem isto me vão chamar nomes… Mas por favor, não me enviem a minha fotografia emoldurada pelos CTT! Agora a sério, também podia haver um dia internacional do Homem, pois há vários casos de agressões a homens pelo mundo fora, embora não seja pelo facto de serem do sexo masculino como acontece no caso das mulheres… Bom, mas no global deixa-me contente a comemoração deste dia, visto pelo lado da importância das Mulheres na sociedade actual!
E, falando numa mulher de quem se tem ouvido nos últimos dias, não por ser do sexo feminino, mas pela sua coragem e pela de um Homem ter dado a vida por ela… Estou a falar da jornalista italiana, Giuliana Sgrena, que foi atingida pelos disparos de soldados dos Estados Unidos da América e do Agente Secreto, Nicola Calipari, que morreu para a defender. Realmente, sabendo que esta jornalista trabalhava para o jornal comunista “Il Manifesto” e que poderá saber informações importantes, ou seja, pode saber de mais, surge novamente um acidente em que são atacados e cometidos actos assassinos! Por engano, ou por não terem obedecido quando mandaram parar o carro (ridículo na situação actual do Iraque… onde quem é do “bem” acata as ordens dos aliados, quanto mais pertencendo aos aliados!), tropas americanas resolveram abrir fogo sobre o carro onde seguiam os italianos. É triste ainda haver casos destes na actualidade! Pelo menos os antigos ditadores assumiam os seus actos, justificando-os de modo horrendo, é certo, enquanto os actuais, chacinam mas nunca assumem os seus actos!

E voltando ao dia Internacional da Mulher deixo aqui uma nota de orgulho a mais uma medalha trazida para a nossa terra, à beira mar plantada, pela Naide Gomes!!