Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Mais uma da Ministra da Ciência…

A Ministra da Ciência (Maria da Graça Carvalho, de seu nome) não cumpriu a promessa de pagar as quotas a organizações internacionais.
Este ano, Portugal tem para pagar a organizações internacionais na área da ciência mais de 37 milhões de euros. Neste valor, incluem-se contribuições em atraso de 2004, que a ministra da Ciência disse que ficariam liquidadas até ao fim desse ano, e as de 2005. Mais se adianta que no orçamento de estado para 2005 prevê-se que o montante das quotas que Portugal vai ter de pagar a organizações internacionais ronde os 26,8 milhões de Euros (fonte de uma nota informativa deste ministério). Mas, espantosamente, no orçamento de estado para este ano só estão aprovados 26 milhões de Euros para o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior.
Conclusão: o próximo governo terá que encontrar uma nova solução para estas quotas, assim como dívidas de cerca de 11 milhões de Euros, referentes a 2004!!!
Boa sorte Eng. Sócrates!


Alguns apontamentos que achei interessantes (e que li no Público):

- Finalmente foi publicado um decreto-lei que proíbe a caça às raposas com cães, na Grã-Bretanha. Embora milhares de britânicos pensem nesta lei como provisória e com os dias contados, achando também que a vão violar diversas vezes, finalmente as rapositas vão descansar e não serem chacinadas por “cães caçadores”!

- Um holandês aficionado por aves, agricultor de profissão, decidiu pintar alguns dos seus pombos de cor de rosa e verde para afugentar aves de rapina que habitualmente perseguiam os pombitos. Mais disse que essa tinta é constituída maioritariamente por água e que é amiga do ambiente.