Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Os portugueses no estrangeiro e a chamada mobilidade

Quando ligamos a televisão é habitual ouvirmos e vermos as aventuras dos portugueses famosos no estrangeiro. Geralmente relacionados com o mundo do futebol, os portugueses “famosos” estão a dar cartas no estrangeiro e todos apreciam as suas características e esforço de trabalho.
Como estes profissionais de futebol há muitos investigadores que também deixaram o nosso país para tentar a sorte lá fora. E quando assim é, na sua maioria, a sua prestação nos laboratórios de investigação é frequentemente enaltecida e encorajada. Porque já ouvi dizer que: “os portugueses trabalham muito e bem!”.
E nada mais do que esperar que o país dos portugueses, vulgo Terra Lusitana e de Camões, lhes desse todo o apoio, incentivos e emprego. Sim, porque no nosso país são poucos os cargos criados para investigadores (aqueles da ciência, também alcunhados de “biológicos”) sendo substituídos frequentemente por engenheiros…
Por isso, optam por incentivar os jovens cientistas a irem para o estrangeiro, favorecendo, como eles dizem, a mobilidade! Claro que o incentivo à mobilidade, ir para fora, conhecer novas realidades (que asseguro serem na sua maioria melhores que as nossas! - o que nos deixam, quando regressamos a casa, muito mal habituados!) pode parecer uma boa iniciativa por parte dos nossos governantes. Mas vejamos, vamos para fora, muitas vezes, ensinar o que sabemos àqueles que ainda estão em graus de estudo abaixo do nosso e claro que também aprendemos muito. Acção que poderíamos fazer cá, em Portugal, ensinando os nossos colegas mais novos, favorecendo alunos mais novos do nosso país, e também aprendendo. Depois, nestas alturas da vida, lá para os 25, 30 anos, estamos na fase de dar um rumo à nossa vida, de acalmar, do nosso relógio biológico começar a fazer “TIC-TAC”, de virem os filhos… e depois de tralha às costas vamos gozar o sol para os outros países do nosso belo Mundo!!!
Está mal!!
E que tal incentivarem-nos a retribuir com o nosso trabalho (e emprego!) tudo aquilo que depositaram em nós durante os nossos estudos e dar-mos um contributo importante aos novos que aí vêm!