Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

domingo, fevereiro 27, 2005

Poluição atmosférica: um problema grave no nosso país!

Quatro mil portugueses morrem todos os anos devido à poluição atmosférica, de acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia.
E mesmo assim ninguém liga a nada. Os meios de transporte continuam a não chegar a horas, a serem caros e depois de algum tempo a ponderar, a pesar os pós e contras, geralmente quem tem carro opta por utilizá-lo!
Ora vejamos um exemplo: uma viagem de Comboio "Regional" de Coimbra para Aveiro demora 57 min. e custa 4,80 Euros; por outro lado se nos deslocarmos de carro pagamos 2,05 Euros de portagens e uns 4 Euros de gasolina, ou seja, 6 Euros (arredondados). Se formos de comboio, alguém nos tem que ir buscar à estação, ou apanhamos um táxi (e morremos de susto quando pagarmos a conta...) ou de autocarro (quando é que aparecerá um? meia hora?).
Deixo ao vosso critério a escolha!!!
Por aqui não vamos longe!
Continuando pelo caminho neste nosso Portugal, cada vez mais distante do que há de "bom" na União Europeia, temos mais uma notícia para juntar à "falta de comparência" à Directiva da Água! Pois no que respeita ao tabagismo, não ratificamos o tratado internacional porque (imaginem...) o documento não foi traduzido a tempo! Após Portugal ter assinado em Janeiro de 2004 o primeiro tratado mundial para a redução do consumo de tabaco, estamos na mesma porque não temos tido tempo para pensar nestas coisas... ou não haverá para aí ninguém que tenha as capacidades necessárias para traduzir um documento destes? Hoje entra em vigor e o nosso país ainda não o ratificou!
Em que país vivemos hoje!!!