Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, outubro 12, 2004

Belo de se ver!

Ora ontem tivemos mais um episódio da vida quotidiana portuguesa, que tem mais acção que muita novela brasileira!!!
Presenciámos o nosso Primeiro Ministro sentado numa mesa imponente e, ao fundo, uma foto sua com o Papa João Paulo II. Muito apelativo!
Lá nos foi ele falar de todo o bem que este novo governo tem feito ao país. Sim, porque só lá estão há 2 meses, e a Drª Manuela Ferreira Leite já não deve poder de tanta dor de barriga, pelas gargalhadas diárias…
Como previsto, os salários vão ser aumentados, o IRS vai diminuir e, como nos foi transmitido, tudo corre bem neste nosso Portugal. Vejamos o exemplo do início do ano escolar, que correu na perfeição e onde tudo decorreu no maior rigor e linearidade.
Até um amigo achou estranho, depois de ler estes meus textozinhos, de eu ainda não ter falado sobre este caso do ano escolar… Mas, como pessoa impulsiva que sou, preferi deixar passar algum tempo, para ver se eu arrefecia!
Contudo, aqui vão alguns dos meus comentários a este facto, baseados em exemplos de pessoas que conheço e algumas que me são bem próximas.
Começando então pelo esquecimento de avisos… No ano passado observou-se uma migração (tipo a das aves) de professores do ensino privado para o público, justificado pelo aviso dado pelo ministério. Ou seja, quem estava no privado e queria ou previa ir para o público num futuro próximo, tinha que o fazer no ano que passou, ou nunca mais lhes contariam os anos de serviço que tinham no ensino privado. Isto porque só iam contar os anos deste serviço se os professores tivessem, pelo menos um ano a leccionar no ensino público. Então lá veio a debandada! Esqueceram-se foi de dizer aos professores que, quando concorressem no ano seguinte ainda não tinham o tal anito de serviço público. Teriam sim, apenas meio ano, e que não conta. Lá ficaram esses professores todos de fora.
Outra foi a tal colocação magnífica do ano em que nos encontramos! Conheço um caso de um outro professor que, surpreendentemente ficou na perto da cidade onde vivia e, claro, feliz da vida. No dia em que se tinha de apresentar, foi à tal escola onde simplesmente não existia um horário para ele. Conclusão, este professor do 3º ciclo ficou a dar aulas ao 1ª ciclo (antiga escola primária) e a conviver alegremente com crianças de 8 anos, porque até faltava um professor para o 1º ciclo. Toca então de tapar buracos!!!
Outro caso magnífico aconteceu em Coimbra! A bela cidade dos estudantes! Um professor colocado numa escola central desta cidade desloca-se para o seu primeiro dia de aulas e é-lhe comunicado que vai ser transferido para outro estabelecimento de ensino: o Colégio dos Olivais! Para quem não conhece, trata-se de uma mini cadeia para jovens delinquentes, onde existem criminosos em alas sem acesso, etc, etc. Mas está bem, porque até lhe deram mais um dinheirinho: subsídio de risco!
E assim vai o nosso país, muito bem, obrigada, como nos demonstrou ontem o nosso “Tio de Portugal” rodeado de toda a pompa e circunstância!!