Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Portugal, o país à beira-mar plantado!

Muitas vezes tenho apelidado este nosso país como um país à beira-mar plantado. Nada de espantoso, nem de inédito, visto gente de há muitos, muitos anos atrás, o ter começado a apelidar assim!
Também se ouve por aí em conversas de plena cavaqueira frases tipo: “cá, nunca acontece nada”, ou “estamos aqui num cantinho, nada acontece, nada se passa”… Claro que, quando se ouvem frases deste género, geralmente aconteceu uma desgraça algures no mundo. E por cá, desgraças não têm acontecido, pelo menos na dimensão a que os noticiários nos têm habituado quando passam à parte das notícias internacionais.
Mas de certo que este país dava um bom caso de estudo para uma tese de Doutoramento, tendo em conta os “percalços” que por cá se passam. Sempre que há eleições, sejam elas para as câmaras municipais, governo ou presidenciais, há sempre episódios caricatos do princípio ao fim. Claro que depois temos personagens repetidas que também serviriam para um bom caso de estudo, cujos “percalços” se repetem de anos para anos. Ora temos cá, novamente, o Dr. Mário Soares que já foi agredido na Marinha Grande há uns anos atrás, e agora repetiu-se o “percalço”, e o Prof. Cavaco Silva que já não é o que era, tendo medo de enfrentar olhos nos olhos os seus oponentes e prefere o seu silêncio de ouro. Como novatos nestas lides, claro, temos Manuel Alegre e Jerónimo de Sousa que decidiram levar as suas candidaturas até ao fim, doa a quem doer. Um que nega precisar da ajuda do seu partido (PS), quando faz parte dele e do governo, e o outro que está tão junto do seu partido que por vezes parece que está a fazer campanha para ser eleito 1º Ministro… Depois resta-nos o irreverente Louça, sempre sem papas na língua, quem sabe o candidato mais bem preparado de todos, mas que peca por certas irreverências e por vezes mudanças de estratégia consoante o combate a que se propõe (dança consoante a dança, assim se diz por cá!). Estes 3 últimos acusados frequentemente pelo PS e pelo Dr. Mário Soares de dividirem a esquerda, e quiçá, de este último perder as eleições. Mas pelos vistos, se os outros candidatos de esquerda desistissem em prole de Mário Soares… era dar os parabéns, desde já, ao Prof. Cavaco…
No final das contas, anda aí metade do país sem saber em quem votar, e ansioso para ver qual vai ser o nosso futuro rei… perdão… Presidente da República!

4 Comments:

At 10:27 da tarde, Blogger Eva Shanti said...

O problema é que neste País, à beira-mar plantado, entre outros defeitos, vivemos à espera do Salvador, do D. Sebastião que se espera volte a qualquer momento da bruma... E parece é o próximo PR que nos vai salvar, pois vai tudo de mal a pior...

Bjs

 
At 2:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Louça o mais bem preparado? Ser demagogo é facil...

ml

 
At 11:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O último que apareceu como salvador foi Salazar......

Queremos mesmo um Salvador?

SC

 
At 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O último salvador que tivemos foi o Salazar e pagamos isso com repressão, censura, probreza, em suma, ditadura. Aquilo que precisamos é de abrir os olhos "para ver se num grande esforço nacional estabelecemos esta destabilização filha da puta", como dizia o outro. E, portanto, desvaneios cm este são importantes, mais são saudáveis, e por isso eu vou ter os meus em relação a certos pontos do texto.
Primeiro, quer o Alegre quer o Jerónimo são td menos novaços nestas lides, é verdade que nunca foram candidatos, mas há anos que trabalham para os seus partidos, que fazem da politica a sua luta, o seu lema, a sua vida.
Depois, apelidar o Lousã de "melhor preparado" é dar-lhe um fardo que ele não consegue suportar, estamos a falar de 1 candidato a presidente que nos diz que não é homem de "àguas mansas", pois então o presidente não deve ser alguem calmo, que pondere, pense e repense antes de tomar klk acto? Digam-lhe então k se for eleito já não é oposição parlamentar! E estamos ainda a falar de um homem que apenas fala a bom falar de 2temas, que evidentemente são muito importantes, mas nunca primordiais para 1pais: o aborto e o casamento entre homosexuais. Sr Lousã e a privatização da àgua? E o encerramento das empresas? E a NATO?
Peço dseculpa, mas este foi o meu desvaneio!

 

Enviar um comentário

<< Home