Estudo referenciado numa publicação da União Europeia sobre ambiente
Investigadores do CESAM revelam verdadeiro potencial tóxico de poluentes em água doce
Através de um inovador trabalho de investigação financiado pelo 6º Programa Quadro para Investigação da União Europeia, um grupo de investigadores do Laboratório Associado CESAM e do Departamento de Biologia da UA veio demonstrar que os modelos utilizados para avaliação toxicológica dos poluentes resultantes das actividades antropogénicas não conseguem prever adequadamente os efeitos das misturas de químicos em ecossistemas aquáticos. A importância destas conclusões mereceu destaque, recentemente, no serviço noticioso da Direcção Geral do Ambiente da União Europeia numa das suas publicações sobre ambiente.
--------------------------------------------------------------------------------
Desenvolvido no âmbito do projecto integrado NoMiracle, que conta com 38 parceiros de 17 países (http://ec.europa.eu/environment/integration/research/newsalert/pdf/122na6.pdf), este projecto permitiu à equipa de investigação do CESAM testar dois químicos poluentes - o cádmio e o carbendazim - de entre a enorme variedade de stressores a que são expostos os organismos vivos. Enquanto o cádmio é um metal proveniente dos resíduos industriais e dos efluentes das minas, o fungicida carbendazim é utilizado na agricultura.
De forma a estudar o efeito da mistura destes dois químicos em condições variáveis de oxigénio dissolvido na água, foi desenvolvido trabalho experimental com pulgas de água (Dáfnias) tendo-se verificado que os efeitos dos poluentes eram potenciados. Estes resultados contrariam os modelos tradicionais de avaliação de misturas em sistemas aquáticos segundo os quais a toxicidade da combinação de dois stressores será igual à soma da toxicidade individual de cada stressor ou igual ao modelo de acção independente, onde a probabilidade de toxicidade causada por um stressor é independente da probabilidade de toxicidade do stressor co-existente.
O serviço noticioso «Science for Environment Policy» tem por objectivo dar visibilidade às aplicações que a investigação científica pode ter na resolução dos problemas ambientais. Cobrindo 20 temas no domínio do ambiente, com cerca de 9 mil subscritores, o serviço é gerido pela Unidade de Comunicação de Ciência da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e financiado Programa Quadro para Investigação da UE.
Já por várias vezes o trabalho de investigadores do CESAM foi divulgado pelo «Science for Environment Policy». No espaço de um ano foram quatro as referências feitas por este conceituado serviço noticioso sobre ambiente. Em Novembro de 2007 era noticiado um estudo no domínio da poluição atmosférica em ambiente urbano, desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento. Do mesmo Departamento, é divulgado um estudo em Fevereiro deste ano, sobre a sustentabilidade da indústria do papel. Em Setembro de 2008, surge esta referência à investigação em ecossistemas aquáticos, desenvolvida no Departamento de Biologia. Finalmente, em Novembro de 2008, mereceu destaque um trabalho que envolveu investigadores do Departamento de Biologia e da Universidade do Porto (laboratório associado CIMAR), sobre o risco de espécies exóticas para os rios portugueses.
Para mais informações, consultar:
http://www.cesam.ua.pt/susanaloureiro
http://ec.europa.eu/environment/integration/research/research_alert_en.htm
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home