Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Uma notícia...

Foram detectadas substâncias cancerígenas em pijamas que poderão afectar principlamente as crianças.


"As autoridades alemãs detectaram substâncias químicas e cancerígenas em dez pijamas infantis com estampas coloridas, alguns de marcas comercializadas em Portugal e num dos casos o modelo está disponível para venda através da Internet. (...) Entre as 25 marcas analisadas foram encontrados dez pijamas com elevados níveis de substâncias químicas nocivas e outras cancerígenas , especialmente em três modelos, sendo que um destes já foi retirado do mercado.
Apesar de duas das marcas de roupa envolvidas serem comercializadas em Portugal, a agência Lusa não conseguiu confirmar se os produtos destas marcas an alisados na Alemanha estão ou não à venda nas lojas portuguesas, uma vez que nestes casos as autoridades alemãs não especificaram o modelo. (...)
Segundo o estudo, ao qual à agência Lusa teve acesso, na análises do pijama "Icycle League", da marca alemã "Sanetta", classificado como "negativo", foi encontrada uma substância cancerígena (Aminoazobenzeno) em dose cinco vezes superior ao valor permitido por lei (30 miligramas por quilo), tendo o fabricante já retirado o produto em causa do mercado. "

E ainda mais acrescentam...

"Na maioria das dez marcas com resultados negativos foram encontradas vestígios tóxicos de "zinco orgânico" e das substâncias tributil-estanho "TBT" e dibutil-estanho (DBT) (siglas em inglês), que segundo uma engenheira química contactada pela Lusa, "têm toxicidade aguda e são extremamente nocivos para a saúde, especialmente para as crianças".
"A substâncias TBT e DBT, antigamente usadas para pintar os cascos dos barcos, são desreguladores hormonais com uma toxicidade aguda que funciona como um tipo de antibiótico", acrescentou. "

Ora, vamos de mal a pior...

Para mais detalhes: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=17452&op=all