Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

terça-feira, julho 28, 2009

Carbono Social e o Benfica

Na defesa da tese de Doutoramento que decorreu, hoje, na Universidade de Aveiro, de Divaldo Rezende, o tema em destaque era o Carbono Social.
Falou-se da definição, da aplicação, do Google, e do Benfica!
Ora e o que tem o Benfica e o Carbono Social em comum?
Aqui está!

O Benfica está a tomar medidas para reduzir as emissões de CO2 relacionadas com as suas viagens (entre outras) e entrou na "rede" do Carbono Social para uma maior sustentabilidade ambiental, para um futuro melhor!

Mas pelos vistos, não melhorou em nada a saúde do clube, pelo menos na parte do futebol profissional!

Página do SLB

24/10/2007 CLUBE
Carbono Social é visão de presente e futuro
Benfica ecologista

A estratégia de sustentabilidade sócio-ambiental lançada pela Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD (Benfica) é já um sucesso reconhecido a nível internacional. Tanto o é que, pela primeira vez, um clube de futebol consegue receber a distinção de compromisso Carbono Social, uma iniciativa que visa a sustentabilidade sócio-ambiental, em parceria com empresas e instituições portuguesas e brasileiras, especializadas na matéria e reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em conferência de imprensa realizada na Luz, pouco antes do jogo entre o Benfica e o Celtic, Rui Cunha, vice-presidente do clube da Luz, prometeu um Benfica «cada vez mais preocupado com as questões ambientais», sem esquecer de lembrar as políticas que levaram o Benfica a atingir um marco histórico numa matéria da «mais digna importância».

«Quero saudar o Benfica por tomar a liderança de uma atitude e forma de estar que tem de se expandir a muitas outras empresas e clubes», salientou, por seu turno, Steve Drummond, principal responsável pela CantorCo2. «É com regozijo que vimos um clube português apostar nesta estratégia de sustentabilidade sócio-ambiental. Pensamos ser este um bom exemplo e uma boa oportunidade para que, quer individualmente, quer empresarialmente, ou institucionalmente, Portugal possa ir mais além neste capítulo», referiu o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, por mensagem.

O Benfica, neste projecto de combate aos gases de estufa, conseguiu reduzir em 3479 toneladas as emissões de dióxido de carbono, nomeadamente nos transportes aéreos ou rodoviários, consumo de energia ou produção de resíduos, entre Fevereiro de 2006 e Janeiro de 2007.

A sua estratégia Carbono Social é o início de uma visão de futuro baseada num conjunto de iniciativas integradas de forma sustentável.
Este feito pioneiro, faz do Benfica o primeiro Clube de Futebol do Mundo a receber tão importante distinção ambiental, mostrando preocupação, não apenas com as questões ambientais, mas sobretudo com o Homem e o seu meio de forma integrada.

A estratégia de sustentabilidade foi desenvolvida pela empresa portuguesa ECO2Balance em parceria com o Instituto Ecológica com sede no Brasil e a CantorCo2e uma empresa mundial com sede em Londres. Todo o processo de redução de emissões foi certificado pela BRTUV \ TUVNORD, entidade acreditada e independente, credenciada perante a ONU.

1 Comments:

At 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Haaa! E eu que vim aqui parar pensando que o Benfica tinha criado um Hi5... bem... uma coisa é verdade, se cada adepto suster a respiração cada vez que o Nuno Gomes falha um golo vão reduzir - e muito! - as emissões de carbono... hahaha! PS -> Mas achei interessante.

 

Enviar um comentário

<< Home