Do Choupal até à Lapa...!

Coisas do dia a dia... o que nos aborrece... e especialmente, o que nos provoca um sorriso!

segunda-feira, maio 30, 2005

De ontem para hoje...

Para sempre, com muita saudade...

A chegada de Lille trazia consigo aquele gostinho e sensação especial do regresso a casa. Mas lá no fundo o meu coração vinha apertado. Estavam a entrar na minha memória todos os momentos de há uns anos atrás. Precisamente 5. Há 5 anos atrás… Todos sabemos que os dias de um determinado mês não calham, todos os anos, no mesmo dia da semana, mas este ano está a coincidir com o ano de 2000. Sem dúvida o pior da minha vida.
Chegada do congresso da SETAC… Ir ter com amigos…onde, entre eles, estava a minha melhor amiga… despedida… Mas nunca contei que fosse a despedida de uma vida…
E, ontem à noite, as horas passavam e eu recordava todos os momentos de incerteza, mas de esperança que tive naquela noite. À espera de um telefonema que acabou por chegar… e nos destroçou a todos.
No sábado juntámo-nos todos, em tua homenagem. Chorámos, rimos, recordámos… Ai que saudades…
Para ti, um até sempre e …

segunda-feira, maio 23, 2005

De Lille... Um beijo grande a todos!

Comecando por um Oui, mais non!!! (acho que e' assim que se escreve...), um grande beijo para todos daqui de Lille!
E um especial para o meu Benfiquista que viu o jejum quebrado depois de tanto sofrimento!!
E claro, para todos voces Benfiquistas os meus parabe'ns!

sexta-feira, maio 20, 2005

DIÁRIO DA REPÚBLICA

Todos nós sabemos da existência do Diário da República. Contrariamente aos outros Diários, este apenas tem semelhança na periodicidade de publicação e pouco mais…Por vezes os directores dos jornais já estiveram dos dois lados, mas isso são apenas… “coincidências”… Mas por vezes este “pouco mais” apresenta-se como uma fracção milionésima muito importante. Ou seja, podem ser publicados no Diário da República notícias importantes e polémicas muito semelhantes às publicadas noutros jornais. Outra diferença importante entre os comuns jornais diários e este diário é, essencialmente, a sua disponibilidade para o Zé-povinho. Não que toda a gente não tenha acesso a ele, porque pode ter, mas geralmente só certas facções da sociedade o lêem: ou porque andam à procura de emprego, ou porque faz parte do seu trabalho…
O exemplo actual, novamente o dos Sobreiros, deixa a tal “fracção milionésima” como a fracção mais importante. Ora vejamos: aparece no Diário da República (DR) aquando do despacho dos três ministros do anterior governo, um parecer favorável do ICN (Instituto da Conservação da Natureza), justificando assim a tal “imprescindível utilidade pública” que tanto apregoam. Hoje, no jornal diário Público, vem um desmentido do ICN, dizendo que nunca deram qualquer parecer favorável a este processo. Então em que é que ficamos? Será que vamos começar a ter desmentidos no DR, do tipo: O DR enganou-se e no passado dia “tal” onde estava escrito “X” deve ler-se “Y”… O pior de tudo, e como a maioria das pessoas não lê o DR, os desmentidos vão começar a aparecer com meio ano de atraso, como é o caso dos Sobreiros. O público de hoje traz o desmentido. Será que no DR vai aparecer um despacho a desmentir informação contida noutro? Talvez para o ano…

quarta-feira, maio 18, 2005

Obscuridade=Infelicidade

Porque será que, quando alguém é útil, prestável, competente, há sempre alguém que tenta perceber o porquê, mas de maneira obscura?

Voltas de cão...

E depois de darem voltas de cão, obtêm uma resposta mirabolante, mirabolada... uma história de filme...

sexta-feira, maio 13, 2005

Lá foram para o Canadá...

Hoje o João e a Salomé foram para o Canadá. E só voltam em Outubro...
Já sinto saudades do João e do seu stress incontornável, com amontoados de trabalho e deadlines já passadas... Como mensagem para ele: Fico à espera da tal surpresa dos "papers". Fico mesmo à espera!
Da Salomé, embora o contacto diário não fosse tão estreito, já sinto saudades daquelas palmadinhas nos ombros que lhe dava quando passava por mim. E acredito que ela também já tenha saudades!!! Como mensagem para ela: Vais ver que, por muito tempo que te pareça que falta para a viagem de volta, vais ver que tudo vai correr bem e que as diferenças por aí vão contribuir para uma óptima estadia!
Finalmente uma mensagem para os dois: Dêem notícias e cuidado com as doidices do Pato Donald! Por cá vamos tomando conta dos outros desenhos animados!!
Um beijo com saudades!

Sobreiros II

Ainda relativamente ao meu post de dia 11, deixo aqui uma frase do Miguel Sousa Tavares sobre estes governos...

"Não há período mais perigoso do que o dos governos de gestão. Algumas das maiores malfeitorias feitas ao ambiente e ao território foram justamete cometidas por governantes a dias de saírem."

Miguel Sousa Tavares, PÚBLICO, 13-05-2005

E querem que o nº de católicos aumente...

Há uns tempos atrás escrevi neste blog a história real de um padre da freguesia de S. João de Brito, que apelou, durante a missa (e durante o processo eleitoral), ao voto nos partidos que fossem contra o aborto. Já na altura não achei muito correcta esta posição do pároco, em juntar alhos com bogalhos, ou política com religião, mesmo sabendo que essas duas e o futebol têm muito em comum…
Mas muito mais me chocou o que ouvi ontem, e que foi dito durante a missa da pequena criança de 5 anos, brutalmente assassinada pelo pai e pela avó… Ora o Sr. padre Domingos Oliveira, durante a homilia, afirmou que mais grave do que a morte de uma criança de 5 anos é matar um feto dentro da barriga da mãe… Inacreditável… E argumenta, dizendo que um feto não se pode defender, não pode gritar, como uma criança de 5 anos…
Como é possível alguém, que tem alguma responsabilidade perante uma comunidade, dizer uma coisa destas e ficar impune? Pelo menos, alguém superior, devia tomar alguma atitude para com tal homem, que nem perante os que sofrem pela menina tem algum respeito… Para não falar da enorme falta de respeito para com uma criança que sofreu na mão de 2 adultos sem escrúpulos!
Como é que alguém para defender os seus pontos de vista, pode descer tão baixo?
Como é que alguém pode menosprezar o assassinato de uma criança de 5 anos?
Como é que alguém que defende a justiça, a igualdade, a paz, consegue fazer declarações destas repetidamente?
Como?

quarta-feira, maio 11, 2005

Espero que a Justiça Portuguesa comece a funcionar...


Os ex-dirigentes do CDS-PP Luís Nobre Guedes e Abel Pinheiro foram constituídos arguidos ontem, num processo de tráfico de influências. Como já escrevi aqui anteriormente o Dr. Nobre Guedes fez uma grande asneira ao alterar um decreto e permitir a abate de centenas de sobreiros na zona de Benavente. Espero que, desta vez, se faça justiça perante um tão grande "peixe graúdo"!

Resta acrescentar que o Dr. Pedro Santana Lopes já veio a público salvaguardar as atitudes e desmandos dos seu antigos companheiros de grandes epopeias... daquelas de 6 meses...

Haja um Deus que nos governe!!

segunda-feira, maio 09, 2005

Sábios...

«Há dois tipos de pessoas. As que fazem as coisas e as que dizem que fazem as coisas. Tento ficar no primeiro tipo, há menos competição.»


Indira Ghandi

quinta-feira, maio 05, 2005

F, R, A! Frá!

Hoje inicia-se uma “semana de saudade”. Vem aí a Queima das fitas e daqui a 9 minutos começa a tradicional e bela serenata nas escadas da monumental Sé Velha em Coimbra.
Cheguei às 19h30 e o corrupio preto dominante já pairava no ar! Os sorrisos alargavam-se e a alegria já por aí andava. Cheira a festa, cheira a companheirismo, a romance… cheira a Queima das Fitas! E que saudades tenho de todos os anos em que andei na UC e de todas as queimas que aproveitei até ao tutano! Chega-me a vontade de ir, mas logo aparece o cansaço que, por vezes, se torna mais forte… Mas já é reconfortante estar neste ambiente, sentir este fervilhar!

segunda-feira, maio 02, 2005

Mesmo com a frescura do pardalito...

Mesmo com a frescura deste passarinho logo pela manhã, hoje não estou nos meus dias.
O fim-de-semana também não trouxe muita alegria, pelo contrário. A preocupação com os amigos, quando as coisas não correm bem, perturba-me. Deixa-me vazia, mas com a cabeça cheia de milhares de divagações que batem no fundo… Mas nem o seu eco ouço…
Outros mal entendidos do dia-a-dia, deixam-me instável, coisa que dificilmente admito em mim. Por isso, mais uma vez, fico vazia, mas com a cabeça cheia de milhares de divagações que batem no fundo… Mas nem o seu eco ouço… E vou percorrendo mais um dia, com muito trabalho (ainda bem, é bom sinal!), mas dificilmente me consigo concentrar verdadeiramente no que estou a fazer. Frases soltas invadem a minha mente… tento apagá-las, mas logo vêm outras… e outras…
Fico assim, combatendo, até logo à noite… Momentos onde precisava de ficar só… mas não pode ser, vou para o meio da multidão… Sim, porque hoje há mais uma Biologia na Noite 4!

A frescura de um simples pardalito!



Palavras para quê! Enviaram-me esta foto como a foto do dia!